segunda-feira, 23 de maio de 2011

Você sabia?

A pele é o maior órgão do corpo, mas nem sempre é tratada com tanta importância.
Você sabia que não se deve usar o mesmo hidratante no corpo e no rosto? Simplesmente por que o corpo e o rosto tem ph diferentes e muitas vezes os hidratantes corporais ainda tem uma grande quantidade de álcool.
Outro fato que acho legal esclarecer é que o que realmente hidrata a pele é a água e não o óleo. O óleo não penetra na pele, ele só forma uma camada sobre ela que diminui a "evaporação" da água. Portanto, principalmente agora no inverno, o ideal é usar hidratante corporal e não somente os óleos.
Antes de falar sobre a pele do rosto, vou explicar sobre forma cosmética.
Forma cosmética é a maneira que o cosmético se apresenta. Pode ser em creme, gel, gel-creme, loção, mousse...
Creme é a junção de água e óleo; normalmente o gel é a base somente de água; já o gel-creme tem uma quantidade maior de água do que de óleo e por isso é menos untuoso que o creme; a loção pode ser totalmente aquosa, ou com álcool e também com o óleo que se apresenta como o óleo bifásico, por exemplo; o mousse também é mais aquoso que o creme, mas é mais firme do que uma loção.
Expliquei a forma cosmética pra que você entendesse a importância de usar não só um bom cosmético facial, mas o cosmético adequado para o seu tipo de pele.
Para uma pele oleosa não se deve usar um cosmético na forma de creme, pois isso aumentaria a quantidade de óleo e provavelmente ocasionaria a chamada acne cosmética. Isso é muito frequente não só em peles mais jovens, mas também em mulheres mais maduras, pois existem alguns cosméticos nutritivos, que são usados para a revitalização falcial e rejuvenescimento que contém uma grande quantidade de óleo. Já existem no mercado várias empresas que se preocupam com a forma cosmética justamente por essa diferença entre uma pele e outra.
Os cuidados básicos diários para uma pele saudável são:
- De dia: higienizar, tonificar e hidratar;
- À noite: higienizar, tonificar e nutrir ( mais ou menos a partir dos 25 anos, pois é quando começamos a produzir menos nutritivos em nossa pele).

Vou tentar explicar da maneira mais simples possível como devem ser feitos os cuidados básicos diários pra cada tipo de pele.

- Pele normal (Eudérmica): Há um equilíbrio entre a produção de água é óleo.  Lisa, firme, boa elasticidade, boa hidratação, poros mais fechados.
Higienizar: creme ou loção de limpeza.
Tonificar: loção tônica sem álcool, com ativos hidratantes.
Hidratar (dia): creme hidratante com FPS15, no mínimo.
Nutrir: creme nutritivo.
Esfoliar uma vez por semana.

- Pele seca (Alípica): Sensível, fina, sem brilho, descama as vezes, poros bem fechados.
Pode ter os mesmos cuidados que a pele normal, porém escolher ativos mais calmantes. Esfoliar raramente.

- Pele mista:  Normalmente oleosa na zona T ( testa, nariz e queixo), poros mais abertos nessa área, e nas laterais é mais seca.
Higienizar: sabonete líquido.
Tonificar: loção tônica sem álcool, com ativos hidratantes.
Hidratar e nutrir: gel-creme, musse ou loção, com FPS15 (dia), no mínimo.
Esfoliar uma vez por semana.

- Pele oleosa (lipídica): produção excessiva de óleo, poros dilatados, muito brilho, pode ter cravos (comedões).
Higienizar: sabonete líquido ou gel de limpeza com ativos adstringentes.
Tonificar:: loção tônica com ativos adstringentes, sem álcool.
HIdratar e nutrir: gel hidratante com FPS15 e gel nutritivo a noite.
Esfoliar até duas vezes por semana.

Pele oleosa (lipídica) acneica: produção excessiva de óleo, poros bem dilatados, pode ter inflamações em diferentes graus.
Pode ter os mesmos cuidados que a pele oleosa, com ativos adstringentes, cicatrizantes, e se for o caso, procurar um tratamento profissional para que sejam receitados produtos específicos.

Pele sensível: Muitas vezes apresentam coloração avermelhada ocasionada pela vasodilatação capilar, são mais sensíveis ao clima, cosméticos, por isso deve-se procurar um tratamento profissional, principalmente agora no inverno. Não se deve usar esfoliante.
 
Pele madura: É mais seca, tem algumas rugas mais superficiais e linhas de expressão, aparecimento de flacidez na pele e múculos.
Pode ter os mesmos cuidados que a pele normal, com ativos rejuvenescedores, despigmentantes também, pois nesse tipo pele podem ocorrer algumas manchas senis, que são manchas, muitas vezes, adquiridas muito tempo depois (anos) que a pessoa fez exposição solar sem proteção, quando ainda era jovem, porém a pele tem memória e mais cedo ou mais tarde a falta de protetor solar terá suas consequências.
 
Qualquer dúvida é só mandarem e-mail para: betenunes.belezaebemestar@gmail.com.
Tenham uma semana maravilhosa!
Bjos!

2 comentários:

  1. Oie!!! Viu, publica no face que vc postou coisa nova!!! Ai todo mundo vai ler!!! hihihih
    Bjo e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Valeu a dica baby!! Vou publicar sim!!!Bjo e boa semana pra vc tbm!!

    ResponderExcluir

Olá!!!Que bom receber seu comentário!!!Volte sempre!!!Bjo*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...