quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Meu maior exemplo de força é você!


Era uma vez uma menina linda! Ela era negra e pobre e morava em uma cidade pequena muito preconceituosa, que sempre fazia questão de lhe lembrar do quanto era ela excluída por ser assim (naquela época o tal de bullying comia solto!). Era a mais velha de trossentos irmãos e se sentia na obrigação de cuidar deles, já que seus pais eram alcoólatras e também lhe davam essa responsabilidade. Seu primeiro emprego foi de doméstica aos seis anos de idade. Nem alcançava a pia pra lavar louças de tão pequena, mas era esperta e aprendia rápido tudo o que as patroas lhe ensinavam. Várias vezes chegou em casa, fez comida para os irmãos e quando a mãe chegava bêbada, jogava tudo fora e ia batendo em um por um dos filhos que não conseguiam correr. Certa vez estavam todos dormindo em uma cama feita de palha e veio sua mãe, jogou algo inflamável (que não me lembro o nome) em cima de todos e ateou fogo. Graças a Deus não aconteceu nada com ninguém. Um dia ganhou de presente da patroa uma sandália de solado de pneu e ela e sua irmã não tinham sapatos pra ir a escola. Decidiram então fingir que machucaram os pés pra ir cada uma com um pé da sandália.

Entre tantas historias algumas tristes, outras engraçadas, ela cresceu e se tornou uma moça muito bonita que, apesar de ser negra e pobre (isso pra ela era uma desvantagem nessa cidade) chamou a atenção de um homem muito bonito e bem conhecido na cidade. Era músico, tocava serenatas, galanteador e bem mulherengo também. Ela se apaixonou e...engravidou aos 19 anos. Ele era casado. Imagine uma mulher negra, pobre e mãe solteira! Será que sofreu pouco? O tempo passou, o filho nasceu e passado um tempo ela resolveu ir morar sozinha, com o ele nos braços. Não tinha nada, mas trabalhava e tinha muita coragem pra enfrentar a vida, pois tinha um filho pra cuidar, que até então não tinha o pai muito presente, já que ele era casado e na época nem registrado em seu nome ele estava.

E a vida segue, ela ainda continuava a se encontrar com o pai de seu filho que um dia, depois de sua esposa falecer, suas filhas irem embora e ele se ver sozinho, resolve ir morar com ela. E depois de idas e vindas, os dois se casaram e depois de mais um tempo eu nasci. Em outra época, com tudo mais tranquilo, ainda assim presenciei em minha própria casa piadinhas de irmãos de meu pai sobre negros, tiravam sarro, davam risada e eu não entendia porque ela não dizia nada, ou porque meu pai não a defendia. A via sempre na cozinha fazendo o papel de empregada da casa pra muitos amigos e parentes.

Enfim, hoje, depois de mais de quarenta anos juntos meu pai está com Alzheimer. Ele não se lembra dos momentos mais recentes, às vezes não se lembra de nós, anda pela cidade falando besteiras (que muitos acreditam), às vezes cai na rua, se machuca e minha mãe às vezes não dá conta de correr atrás dele o dia todo.

Enfim, depois desse resumo de sua história venho aqui pra dizer o quanto admiro essa mulher guerreira, que sempre teve esperança de dias melhores, que errou, sofreu, se apaixonou e pagou por suas escolhas erradas. Vim aqui pra dizer o quanto a admiro e o quanto quero que seja feliz. Nesse momento ainda existe muito preconceito de algumas pessoas em relação a ela. Apesar de os tempos serem outros, o fato dela ser judicialmente casada e de estar ao lado de meu pai nesses anos todos não é suficiente pra ser merecedora do lugar de esposa. Algumas pessoas se acham no direito de julgar, opinar e até muitas vezes a atacar alegando que ela não cuida direito dele. Apesar de isso ser um assunto de família, mega pessoal, resolvi escrever aqui tudo o que está entalado porque sei o quanto minha mãe já sofreu nada vida pra simplesmente as pessoas virem julgar o jeito como ela vive sua vida ou cuida de meu pai. Estou farta de vê-la triste com tanto preconceito, com tantas humilhações e tenho muito medo de perdê-la com tanta pressão que sofre.

Hoje era pra eu vir aqui falar da minha r.a., dos exercícios que não tenho feito, das besteiras que ando comendo e de ter engordado 5 kg, mas sinceramente a minha vontade de defender minha mãe e de mostrar o quanto a admiro foi muito maior. Tenho ficado muito desanimada de ver tudo isso de longe, de morar em outra cidade e não conseguir fazer nada por ela e pelo meu pai. Oro, oro muito pra que tudo fique bem por lá e pra que eu também consiga ter forças pra enfrentar meus problemas. Tenho vivido momentos difíceis e me desanimo muito fácil, mas tenho muita fé em Deus que tudo vai ficar bem.

Mãe, eu te amo muito! Seja forte que Deus vê tudo e é justo!

Fiquem com Deus.

Bjos*

Um comentário:

  1. Caraca amiga...isso que eu chamo de lavar a alma. Tudo vai melhorar, cada coisa no seu tempo e tudo no tempo de Deus. Força, fé e foco! Bjão

    ResponderExcluir

Olá!!!Que bom receber seu comentário!!!Volte sempre!!!Bjo*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...